© 2019

"O homem primeiro tropeça,

depois anda, depois corre, um dia voará"

APRESENTAÇÃO

O Congresso Internacional JOSÉ SARAMAGO E O MEMORIAL DO CONVENTO é uma iniciativa conjunta das autarquias de Loures, de Mafra e de Lisboa. Insere-se no projeto ROTA DO MEMORIAL DO CONVENTO que tem como objetivo a criação de uma rota cultural, a partir do lirismo épico do romance de José Saramago.

A ROTA DO MEMORIAL DO CONVENTO põe em evidência o romance que revolucionou a literatura portuguesa e homenageia José Saramago, o único escritor de língua portuguesa, até ao momento, distinguido com o mais prestigiado de todos os galardões literários, o Prémio Nobel da Literatura (1998).

Integrado na criação da rota cultural, que pretende desenhar um percurso literário nos territórios dos três municípios, destacando locais de interesse histórico, patrimonial e paisagístico, será realizado o Congresso Internacional JOSÉ SARAMAGO E O MEMORIAL DO CONVENTO, dedicado exclusivamente a este romance.

O Congresso Internacional, comissariado pelo Professor Miguel Real, decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2019, no Palácio Nacional de Mafra, com a participação de inúmeros especialistas nacionais e internacionais, estudiosos e interessados na obra do escritor, e em estreita colaboração com a Fundação José Saramago, parceira estratégica desta iniciativa de grande visibilidade.

Em torno das maravilhosas personagens de Blimunda e Baltasar, do sonho utópico de voar de Bartolomeu de Gusmão e da devoção à música de Domenico Scarlatti, o passado histórico ganha vida no presente.

INSCRIÇÕES FECHADAS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now